quinta-feira, 28 de outubro de 2021

ΖlGzАGΖ⋃Ⓜ

ASSISTA AO VÍDEO COM MAIORES DETALHES DO PROJETO TRILHA ANTIRRACISTA NO MINECRAFT. 


MINECRAFT NA SALA DE AULA - EXPLICAÇÃO

👀☝👆


    

    A pandemia de coronavírus trouxe-nos uma situação até então inimaginável, o afastamento de uma geração das salas de aulas pelo mundo. A necessidade de distanciamento social pelo controle da infecção e contágio foi necessária à toda a sociedade, mas o ensino, principalmente nos níveis iniciais de educação básica ficaram prejudicados sobremaneira. Os motivos, a falta de preparo de uma boa parcela dos docentes para lidarem com as tecnologias educacionais plugadas e desplugadas, as metodologias ativas e o bicho papão chamado ensino híbrido.

    Passados quase dois anos desde o início de toda essa situação, as escolas têm retornado aos seus trabalhos de forma presencial, e uma coisa é certa, a tecnologia veio para ficar. Muitos professores passaram pelas barreiras do medo do novo tecnológico e estão praticando e ousando aplicar atividades diferenciadas e mais próximas dos desejos dos estudantes, porque o fato é que essa geração já entra na sala de aula com um nível de domínio absurdo da parte de jogos, e o que nós precisamos fazer é usar as plataformas existentes que possam ensinar de uma maneira divertida e inteligente essa nova geração de crianças.

    Por outro lado, é sabido que muitas crianças não tiveram acesso aos meios de comunicação e informação enquanto estiveram afastadas das escolas, por isso mesmo, a instituição escolar poderá inseri-las neste mundo dentro de seu ambiente, usando seus próprios computadores, ou data-shows e outras possibilidades que os professores acharem mais viáveis, sempre pensando nas necessidades que forem observadas com base nas avaliações diagnósticas feitas no começo dos trabalhos didáticos a cada período letivo.
    Para finalizar, o ensino de História foi, como todos nós sabemos, não deveria sê-lo, encarado como monótono e repetitivo, "por elencar datas e períodos de tempo longínquos'', e por isso, visto por muitos estudantes ao longo das suas trajetórias escolares como mais uma "matéria" a ser cumprida. Isso é reflexo da metodologia que durante anos prevaleceu, onde o decorar longos textos e reproduzi-los, vírgula por vírgula, era mais valorizado por uma parcela de professores, do que analisar e criar sentido para os documentos e narrativas com a participação dos estudantes.  
    Tudo é História, História é vida e vida deve ser vivida desde a tenra idade, a plataforma ora escolhida para nosso trabalho em ATPC, a Minecraft, é uma dessas novas ferramentas tecnológicas, que se bem utilizadas, com planejamento no cotidiano escolar, muito podem contribuir para o ensino da História.

 


Leia mais sobre o jogo Minecraft em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Minecraft>. Acesso em 03 nov. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Cadernos do professor  de Geografia e História no link abaixo 2022 CADERNOS DO PROFESSOR